domingo, 30 de agosto de 2015

Petrobras e Odebretch são empresas dos sonhos dos jovens

Logo depois que me formei em engenharia, eu fiz um concurso para trabalhar na Petrobras. Não passei! Trabalhar na Petrobras virou um sonho. A Cia. de Talentos acaba de publicar o estudo "Empresas dos Sonhos dos Jovens 2015" e eu descobri que, como eu, a Petrobras é o sonho de trabalho de milhares de jovens.

O estudo tem origem numa pesquisa com quase 70 mil jovens para entender o que se passa nas cabeças dos universitários e recém formados em relação a trabalho e emprego. O perfil foi o seguinte: 36% de jovens entre 17 e 20 anos, 48% entre 21 e 24 anos e 16% com 25 e 26 anos de idade.

O quem mais me chamou a atenção foi encontrar a Petrobras e Odebretch nas segunda e terceira posições do ranking das empresas favoritas para se trabalhar pelos Ys. As duas só perdem para a onipresente Google, que ocupa a primeira posição da lista. As posições de Petrobras e Odebretch mostram que os jovens conseguem separar os efeitos dos escândalos da Operação Lava Jato entre empresas e executivos. Muito bom isso!!

Eu tenho muito amigos na Petrobras, inclusive alguns estudaram comigo na universidade, todos são bons profissionais, éticos e competentes. A Petrobras é uma empresa constituída de profissionais altamente qualificados e comprometidos com o sucesso da empresa, é uma organização que oferece oportunidades incríveis de desenvolvimento profissional. Já a Odebretch é um empresa com uma cultura corporativa admirada, cujo funcionários demonstram grande orgulho e admiração. As que conheço que trabalham lá tem grande paixão pela empresa. Foi uma bela surpresa constatar que os jovens mantém essas empresas no radar como lugar para se trabalhar e fazer carreira... porque são mesmo!!

Neste ano, apenas 52% dos jovens pesquisados disseram ter uma empresa dos sonhos. No ano passado esse índice foi de 58%.

A pesquisa confirma que os jovens querem trabalhar em empresas que oferecem oportunidades de desenvolvimento, que tem um ambiente aberto para experimentação e adoção de novas ideias e alternativas de carreira, ou seja, flexibilidade cada vez mais se torna importante e fator de decisão pelas novas gerações.

Registro abaixo 5 índices importantes:

  • 84% dos pesquisados esperam empresas com olhar inovador para processos e produtos
  • 71% esperam espaço para experimentar e testar novas coisas e ideias
  • 94% sairiam das empresas caso seus gestores não estivessem preparados para desenvolver pessoas, mesmo que tivessem bom salário 
  • 74% esperam que seus gestores conversem frequentemente sobre desenvolvimento profissional
  • 69% preferem recompensas imediatas às de longo prazo

Veja abaixo os motivos de escolha e o ranking das empresas. Caso se interesse pelo tema, vale a pena acessar o Estudo EMPRESAS DOS SONHOS 2015 para entender melhor como pensa essa nova geração de trabalhadores. Veja o ranking por gênero, por faixa etária, por região do país e até por renda.





Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...